Pesquisando...

Olá Meninas...?
Hoje eu nem ia postar mais estou aqui lendo umas matérias e encontrei uma interessante que quero compartilhar com voces.

 

Comer para emagrecer

 

Quando se pensa em dieta, o que primeiro vem à cabeça é o estado de restrição e isso incomoda bastante. Esse pensamento não está 100% errado, porque, para ter uma alimentação saudável e para emagrecer com saúde, é necessário mudar alguns hábitos e incluir outros na rotina alimentar.

Isso significa que se é comum comer doce, a quantidade e a frequência que eles são consumidos deverá se reduzir. O mesmo raciocínio vale para uma alimentação rica em carnes, salgadinhos, biscoitos doces, embutidos (presunto, salame, salsicha) e/ou congelados.

O ganho de peso é resultado do excesso de alimentos que possuem uma elevada densidade energética. Tudo bem, nada de termos técnicos, mas é importante traduzir. Elevada densidade energética significa alimentos que possuem elevada quantidade de calorias por grama do alimento. Simplificando, todos os alimentos citados acima têm elevada densidade energética.

Fácil de entender. Agora, vamos para o lado oposto. Quais são os alimentos menos densos em energia e que devem ser priorizados? Certo! Frutas, legumes, verduras, ou seja, alimentos ricos em água e fibras.

Onde a maioria das pessoas erra na dieta?

Simples, elas excluem na segunda-feira (o dia mundial da dieta!) todos os alimentos de que mais gostam e que, normalmente, fornecem grande quantidade de calorias que em excesso viram gorduras no organismo, ou seja, engordam.

Somando-se a esse erro está: para emagrecer é necessário fechar a boca. E não há erro maior do que esse.

Então, vamos lá: o que é importante para emagrecer?

A primeira atitude é organizar a alimentação. E isso significa se alimentar a cada 3 a 4 horas. E isso é importante porque:

1.       Estipulando os horários para as três refeições principais e para os pequenos lanches intermediários (lanche da manhã e lanche da tarde), o ato de ficar beliscando é freado;
2.       Variedade de alimentos: fazendo, pelo menos, 5 refeições por dia, serão ingeridos diferentes tipos  de alimentos;
3.       Estabelece uma disciplina, importante para quem quer emagrecer;
4.       Aumenta o metabolismo! Sim, sim, se alimentar a cada três horas deixa o metabolismo mais ativo, situação muuuito diferente se ficar longos períodos em jejum.

Para quem quer emagrecer da maneira correta, esse é o primeiro passo. Se alimentar a cada 3 ou 4 horas.

Lembre-se: dieta tem tempo para acabar, mas alimentação saudável não!

Nada melhor do que começar corretamente e sem desespero. Pense nisso!

Roberta Stella
Nutricionista Dieta e Saúde
Fonte: Dieta e Saude

16 comentários:

  1. Parabéns pelo post!
    Eu acredito que reeducação é para a vida toda!
    E por experiência própria sei que não adianta fazer privações semanais, descontroles aos fins de semana e esperar um resultado positivo.
    Não há outro caminho. Ou nos gostamos gordas e com pouca saúde. Ou então nos reeducamos.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom termos informações assim florzinha.
    São coisas que ás vezes já sabemos decorados, mas na prática nem sempre funciona.
    Eu sempre salvo coisas assim e coloco numa pasta. Comecei a escorregar, corro para ler esses artigos importantes, que me fazem voltar em mim, me fazem cair na real!!
    Bjos e um FDS bem Light para nós!!
    Esse já vai pra minha pastinha!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada meninas voces são demais!!! Beijo

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do post!
    É verdade sim... Engordar tudo de novo é a coisa mais fácil...... Por isso, a alimentação saudável tem que ser mesmo para toda a vida!
    Bjs e bom Domingo!

    ResponderExcluir
  5. Que matéria heim? Gostei!
    Eu esqueci que alimentação saudável´é pra toda vida, resultado 3 kg a mais. Muito triste!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Linda, amei tua visita! Pois é, de tudo que você escrveu, eu me alimento cada 3 horas e tenho feito um esforço (só Deus sabe) para emagrecer mais.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Essa matéria diz a verdade, devemos cuidar da alimentação para não engodarmos mais e ainda eliminar os quilos extras. É preciso planejamento, disciplina e determinação.

    Vamos colher os bons frutos de uma vida com hábitos saudáveis!

    Òtimo domingo pra vc!

    ResponderExcluir
  8. Planejamento é tudo!
    Eu descobri isso ontem por acaso e aprendi a lição.
    É preciso programar o que comer, quando comer e pensar sempre numa saída em casos de imprevistos. Isso faz toda a diferença sem dúvida.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Ira obrigada pelo apoio no meu blog,perder gordura realmente é algo muito difícil,já emagrecer é fácil,assim como engordar tudo denovo ou até mais tb é mais fácil ainda.
    A matéria realmente é maravilhosa,adoro devorar tudo q me ensine mais a lidar com o meu corpo,e tenho aprendido muito depois q criei o meu blog.
    Bjo!!

    ResponderExcluir
  10. Isso mesmo, essa matéria diz tudo. Eu mesmo só emagreci quando entendi que reeducação alimentar não é dieta de passar fome e sim comer mais vezes e melhor!!!!
    Beijos e uma linda semana!!

    ResponderExcluir
  11. Amei seu post, super-interessante e informativo!! Bjs. Sandra

    ResponderExcluir
  12. A receita do pão é a mesma do link aqui (tem o video explicando)
    http://www.eduguedes.com.br/receitas-edu/paes/item/brioche

    O pão que fiz é esa mesma massa do brioche, daí fiz uma trança. Essa massa dá para dois brioches ou 1 brioche e um pão trança, é bem saborosa, mas precisa deixar desansar por 1h, depois de colocar na forma, deixe descansar por mais uns 20min para que cresça novamente, em 30min está asada, uma delicia.

    Bjss

    ResponderExcluir
  13. Ira quando eu estava bem acima do meu peso,eu tb relutei por não fazer AF,mas meu peso empacou e eu comecei aos poucos pq o peso fazia com que eu me cansasse logo,lembro que minha barriga atrapalhava muito,e posso te garantir que a caminhada é maravilhosa,o problema é que nosso corpo se adapta e para de perder,e eu tenho muita dificuldade em perder peso,mas descobrí q isso aconteceu pq ganhei musculos,por isso veja alguma coisa que puxe mais do seu corpo e vc vai ver como dá certo!!
    Bjo!!

    ResponderExcluir
  14. Nossa acabei de escrever um jornal,mas o blogger apagou!! PQP!!
    Bem vamos começar denovo rsrsrs
    Eu quando estava bem mais acima do peso,não tinha Ânimo nem disposição pra AF,eu lembro q o corpo pesava muito,qualquer movimento era um sacrifício,minha barriga atrapalhava muito...
    A caminhada é mesmo maravilhosa,mas o danado é q o corpo se adapta,fica de olho se o peso estacionar,e o mais importante é vc gostar da AF que faz!!
    BJo

    ResponderExcluir
  15. Oiiii Ira!!
    Tudo bem!?
    Que bom vc no meu cantinho...obrigada pelo carinho!
    Olha...depois que eu incorporei a r.a tudo mudou em minha vida..apesar que ainda tenho muito a aprender..mas o caminho é este e comer de 3 em 3..2 em 2 horas é tudoooooooo
    Super beijo lindona...ótima semana

    Aninha

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir